Greenpeace é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada no Canadá em 1971.
Com a finalidade de lutar pacificamente em defesa do meio ambiente.
Atua internacionalmente, já que as ameaças ao meio ambiente não têm fronteiras
E baseia em alguns princípios básicos:
Pratica o testemunho ocular: estar presente no local onde está ocorrendo um dano, testemunhá-lo e divulgá-lo, mobilizando a opinião pública a fim de impedir a continuidade da destruição ambiental.
Ação civil pública exige ainda novas audiências para discutir a construção da terceira usina nuclear brasileira.
É adepto da não-violência, não recuando ao defender suas causas;
Caracteriza-se pela atuação de ativistas, que se colocam pessoalmente como barreira ao dano ambiental;
É independente financeiramente de empresas, governos e partidos políticos;
Não estabelece alianças com partidos e não toma posições políticas exceto no que diz respeito à proteção do meio ambiente e da paz;
Como surgiu o Greenpeace
Surgiu com a iniciativa de Jim Bohlen (que foi da marinha americana), e Irving Stowe (advogado e trabalhava em uma revista contraria a guerra). Eles se conheceram durante um protesto contra a guerra do Vietnã. Junto com um jovem estudante de direito Paul Cote decidiram montar o “comitê não faça onda” para lutar contra os testes nucleares americanos.
E acreditando numa forma pacifica de resistência e que é preciso estar presente na cena de um acontecimento, como forma de impedi-lo, os membros do” comitê não faça onda” decidiram alugar um barco para ir ao local previsto para o teste nuclear no Alasca em 1971.
Surgia assim a “ação direta”, que viria a ser a forma mais conhecida de atuação de greenpeace organização que sucederia o “Não Faça Onda”.
O nome da nova organização é fruto do acaso: isoladas, as palavras "green" e "peace", que expressavam a idéia de pacifismo e defesa do meio ambiente que animava seus fundadores, não cabiam num 'buttom' vendido para ajudar a arrecadar fundos para a viagem. Foi necessário juntá-las. Nascia o Greenpeace.
GREENPEACE Brasil. Disponível em http://www.greenpeace.org/brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário