quarta-feira, 19 de maio de 2010
Greenpeace
Greenpeace
A organização internacional ecológica Greenpeace surgiu em 1971, em Vancouver, no Canadá, fundada por um grupo de activistas que procuravam um mundo com mais paz e respeito pelo ambiente. Hoje em dia está sediada em Amesterdão, na Holanda, e tem mais de 2,8 milhões de associados em todo o mundo e mais de quarenta delegações na Europa, Ásia e América. Para fazer face aos custos a organização só aceita donativos dos seus associados ou de fundações e rejeita ofertas de governos ou empresas.
A primeira acção da Greenpeace em Setembro 1971, foi levada a cabo por activistas que, usando um velho barco de pesca, rumaram a Amchitka, uma pequena ilha junto ao Alasca, onde os Estados Unidos da América efectuavam testes nucleares. Várias espécies animais eram ameaçadas por esses testes. O barco onde seguiam, rebaptizado Greenpeace para aquela missão, foi interceptado antes de chegar à ilha, mas os activistas conseguiram atrair a atenção a nível internacional. No ano seguinte os EUA pararam com os testes. Mais tarde a ilha foi declarada um santuário de aves.
O barco foi capturado a 30 de Setembro de 1971 pela guarda-costeira norte-americana. No regresso a Vancouver, dois dos fundadores, satisfeitos com o sucesso da missão, sugeriram que fosse criada a Fundação Greenpeace. Em Janeiro do ano seguinte, alguns dos activistas que participaram na acção fundaram a Fundação Greenpeace Mundial. Entretanto, o movimento Don't Make a Wave Committee, que participara na acção pela ilha de Amchitka, mudou o seu nome para Fundação Greenpeace, que se viria fundir com a outra fundação.
Em 1976 já havia grupos ecologistas a usar a denominação Greenpeace no Canadá, Estados Unidos da América, Inglaterra, França e Nova Zelândia.
A Greenpeace International, modelo de organização que ainda hoje subsiste, viria a ser formada em Novembro de 1979 em Amesterdão.
A Greenpeace recorre a métodos não-violentos para expor os problemas de ambiente e, dessa forma, forçar a que surjam soluções mais ecológicas. Hoje em dia combate as alterações climáticas, protege as florestas e os oceanos, luta contra a caça à baleia, contesta a engenharia genética e as ameaças nucleares, defende a eliminação de resíduos tóxicos.
Um dos métodos de acção mais conhecidos da Greenpeace é marcar presença nos locais onde dizem haver crimes contra a natureza, nomeadamente no mar. O barco Rainbow Warrior é o seu veículo mais conhecido.
Entre as conquistas da Greenpeace estão a proibição de exportação de lixos tóxicos para países menos desenvolvidos, uma moratória sobre comércio de baleias, um santuário de baleias e a proibição do despejo no mar de resíduos nucleares e lixos industriais e da realização de testes de armas nucleares.
GREENPEACE Brasil. Disponível em http://www.greenpeace.org/brasil. Acesso em: 19 de maio 2010.
O QUE É Greenpeace?
Greenpeace é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada no Canadá em 1971.
Com a finalidade de lutar pacificamente em defesa do meio ambiente.
Atua internacionalmente, já que as ameaças ao meio ambiente não têm fronteiras
E baseia em alguns princípios básicos:
Pratica o testemunho ocular: estar presente no local onde está ocorrendo um dano, testemunhá-lo e divulgá-lo, mobilizando a opinião pública a fim de impedir a continuidade da destruição ambiental.
Ação civil pública exige ainda novas audiências para discutir a construção da terceira usina nuclear brasileira.
É adepto da não-violência, não recuando ao defender suas causas;
Caracteriza-se pela atuação de ativistas, que se colocam pessoalmente como barreira ao dano ambiental;
É independente financeiramente de empresas, governos e partidos políticos;
Não estabelece alianças com partidos e não toma posições políticas exceto no que diz respeito à proteção do meio ambiente e da paz;
Como surgiu o Greenpeace
Surgiu com a iniciativa de Jim Bohlen (que foi da marinha americana), e Irving Stowe (advogado e trabalhava em uma revista contraria a guerra). Eles se conheceram durante um protesto contra a guerra do Vietnã. Junto com um jovem estudante de direito Paul Cote decidiram montar o “comitê não faça onda” para lutar contra os testes nucleares americanos.
E acreditando numa forma pacifica de resistência e que é preciso estar presente na cena de um acontecimento, como forma de impedi-lo, os membros do” comitê não faça onda” decidiram alugar um barco para ir ao local previsto para o teste nuclear no Alasca em 1971.
Surgia assim a “ação direta”, que viria a ser a forma mais conhecida de atuação de greenpeace organização que sucederia o “Não Faça Onda”.
O nome da nova organização é fruto do acaso: isoladas, as palavras "green" e "peace", que expressavam a idéia de pacifismo e defesa do meio ambiente que animava seus fundadores, não cabiam num 'buttom' vendido para ajudar a arrecadar fundos para a viagem. Foi necessário juntá-las. Nascia o Greenpeace.
GREENPEACE Brasil. Disponível em http://www.greenpeace.org/brasil
terça-feira, 18 de maio de 2010
O Projeto
Tema
Nosso tema é Ecologia Delivery, onde gostariamos de levar para o publico algumas informações breves e outras urgentes, sobre o nosso meio ambiente.
Justificativa
Escolhemos falar sobre ecologia, pois nosso meio ambiente esta precisando de uma atenção especial. As pessoas não estão levando a serio o que esta acontecendo, assim atingindo a todos com as imprudencias
Objetivo
Atingir os leitores com materias breves mas diretas do que esta ocorrendo onde vivemos, mostrar videos e textos importantes para chamar a atenção do leitor que "não tem tempo para essas coisas".
Metodologia
Iremos buscar materiais em sites, livros, apostilas, palestras, e pessoas relacionadas a situação.
Cronograma
Definição do tema..............................................................26/03/10
Discusão para estrutura inicial do blog.............27/03/10
Pesquisas bibliograficas......................................28/03/10 e ao decorrer do trabalho.
Redação do Projeto, tema, justificatifa, objetivo,
metodologia e cronograma..................................18/05/10
Postagens finais do blog
Greepeace..............................................................19/05/10
Animais extintos...................................................27/05/10
Baleias...................................................................04/06/10
Fauna e flora.........................................................07/06/10
Bibliografia
GREENPEACE Brasil. Disponível em http://www.greenpeace.org/brasil. Acesso em:
REDE das águas. Disponível em http://www.rededasaguas.org.br. Acesso em:
SOS Mata Atlântica. Disponível em http://www.sosmatatlantica.org.br. Acesso em:
SECRETARIA do Meio Ambiente. Disponível em http://www.ambiente.sp.gov.br. Acesso em:
WWF Brasil. Disponível em http://www.wwf.org.br. Acesso em:
HIROTA, Márcia. Agressões ao meio ambiente: como e a quem recorrer. 3ª edição. São Paulo: Estúdio Graal, 2002. 116p.